quarta-feira, 20 de julho de 2011

"O Favor de Deus"

Neemias 2:18a - Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável.
Quanto mais buscamos os segredos escondidos na Palavra de Deus, mais e mais nos deparamos com as grandezas a serem reveladas.
Em hebraico, o nome Nehemyã significa Javé Conforta, ou Deus é o meu deleite.
Esta é a história de um simples e humilde copeiro que tinha o seu coração no Senhor e constantemente se dirigia a Ele como 'meu Deus' e 'Deus dos céus' e tornou-se governador devido a sua tenacidade. Homem de respeito e prudente.
Estas são algumas das características do livro histórico de Neemias e o versículo em questão fica claro a provisão do Senhor para com os objetivos e metas que o copeiro queria alcançar.
Ao saber que os restantes dos judeus, que ficaram do cativeiro, lá na província estavam em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo, colocou ardentemente em seu coração o desejo de reconstruir e restaurar tudo que estava em ruínas.
Mais porque a mão de Deus fora favorável a eles?

Temos três importantes fatores que culminaram para que isso acontecesse.
1º Visão: em primeiro lugar, Neemias chama a atenção para que todos vejam a miséria em que estavam, a situação deprimente de Jerusalém... há momentos que precisamos olhar no espelho da vida e saber como estão os muros da comunhão, como andam as portas da humildade, de que maneira se encontram os umbrais da obediência.
2º Ação: em segundo lugar, ele convoca, convida todos para se unirem e juntos trabalharem na restauração daquilo que estava em ruínas... precisamos parar de andar na contra mão da vontade do nosso Deus e dos nossos lideres, pois o próprio Jesus disse que aquele que não junta espalha. Temos que ser mais solícitos e menos indiferentes.
3º Propósito: e em terceiro lugar, Neemias mostra a meta, o objetivo de todo trabalho quando fala claramente 'não sejamos mais um opróbrio'... quando os propósitos são para a glória de Deus e não apenas para satisfazer nosso pequeno egocentrismo, somos abençoados pelo Senhor.

Porque a mão de Deus foi favorável a Neemias e a todos os que com ele estavam. Seus objetivos não foram egoístas, mais ele demonstrou amor a Deus e ao próximo.
Que possamos aprender com este homem de valor e caráter, pois é tempo de restaurarmos os muros de nossas vidas.
AMÉM!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário