quarta-feira, 23 de abril de 2014

6 dicas de atos diários de amor ao cônjuge que ensinam os filhos por exemplo.

  •  Ensine seus filhos pelo exemplo com pequenos atos diários que demostram amor ao seu cônjuge.
  • Criar filhos não é tarefa fácil, e nem existe uma “receita pronta e perfeita" a ser seguida que se aplica a todo mundo. Filhos têm personalidades diferentes, famílias são diferentes e situações que acontecem em uma família não necessariamente acontecem em outras. Mesmo sabendo tudo isso, sabemos também que uma das maneiras mais eficazes de ensinar nossos filhos é pelo exemplo. O fato deles estarem vivendo conosco e observando nossas ações diariamente, ano após ano, faz com que as coisas que fazemos sejam absorvidas por eles mais do que qualquer conversa ou bronca.
    Por essa razão, o nosso relacionamento com nosso cônjuge influencia muito a vida dos nossos filhos. Ao observar o tipo de relação que temos, nossos filhos estão decidindo involuntariamente o tipo de relação que eles querem ter no futuro. Um casal que passa para os filhos constantemente a ideia que tem um relacionamento feliz e estável também faz que seus filhos sejam mais confiantes neles mesmos e respeitem mais os seus pais.
    Pequenos atos diários, quando constantes e verdadeiros, cumprem muito bem esse papel de ensinar nossos filhos pelo exemplo. Algumas dicas de atos que você e seu cônjuge podem decidir incluir na sua rotina são:

    1. Nunca falem mal um do outro

    Nós devemos ser sempre e em qualquer situação os maiores defensores do nosso cônjuge. Criticar ou apontar defeitos, especialmente na frente dos outros, é uma maneira de trair a confiança da pessoa que, mesmo que imperfeita, deveria ser a mais importante das nossas vidas. Falar mal na frente das crianças, então, 100% proibido! Frases como: “Seu pai nunca cumpre horários” ou “Sua mãe demora muito para se arrumar” devem ser banidas do vocabulário da casa.

    2. Digam constantemente que se amam

    Isso não é muito difícil. Você não precisa se esforçar para fazer uma declaração romântica na frente das crianças ou adolescentes todos os dias. Uma simples despedida como: “Bom trabalho, querido! Amo você.” já cumpre bem o papel.

    3. Se importem com a opinião um do outro

    Mostre para seus filhos que vocês se importam com que o outro membro do casal pensa de você. Uma mãe que fala: “Seu pai vai chegar em casa daqui a pouco! Melhor eu subir e colocar um batom.” Ou um marido que ao se arrumar pergunta para um filho: “Você acha que sua mãe vai gostar dessa camisa? Vai me achar bonito?” mostra para os filhos o quão importante vocês ainda são um para o outro.

    4. Não discutam ou resolvam problemas na frente dos filhos

    O casal não vai concordar sempre em tudo, mas não significa que os filhos precisam saber disso. Mostrem sempre unidade quando se mostra necessário, use frases como: “Se sua mãe disse que você não pode ir, é por que não pode” e resolvam os problemas e desavenças quando estiverem sozinhos. Apoiem as decisões um do outro.

    5. Demostrem afeto um pelo outro

    Não é por que vocês estão casados há anos que a época de namoro precisa acabar. Filhos adoram ver os pais apaixonados um pelo outro. Se vão assistir televisão, sentem-se um ao lado do outro no sofá e fiquem de mãos dadas. Sempre recebam um ao outro com beijos ao chegar em casa ou se encontrarem em algum lugar.

    6. Elogiem um ao outro

    Sempre aproveitem a oportunidade para elogiar seu cônjuge – seja para ele mesmo ou para seus filhos. E lembre-se: nunca subestime o poder de um elogio! Um elogio para o outro membro do casal vai fazer ele se sentir melhor e querer melhorar, mostrar para seus filhos como você ama seu/sua marido/esposa e de quebra vai fazer com que seu filho também admire essa qualidade na pessoa e tente desenvolvê-la também. Fale coisas como: “É ótimo viver com a sua mãe, ela é uma pessoa muito organizada”, ou ainda “Nossa, você parece tão cansado hoje! Obrigada por trabalhar tão duro, querido”. Essas frases ficam gravadas na mente do seu cônjuge e dos seus filhos. E ainda ajudam seu cônjuge a se esforçar para ser uma pessoa melhor. (Para mais dicas sobre esse último ponto, leia o meu artigo aqui no site chamado “Como uma esposa recém-casada deve agir”.
    Lembrem-se que nada demonstra mais amor do que verdadeira fidelidade e respeito para o seu cônjuge. Seus filhos e seu/sua marido/esposa precisam ter a certeza absoluta que você só tem olhos para ele/ela. Isso significa que olhar para outras mulheres na rua ou falar como aquele homem na televisão é lindo e atraente não devem ser coisas aceitáveis na sua casa. Se esforcem de verdade para que seus pensamentos, no que diz respeito a afeto ou a quem você acha atraente, sejam sempre focados apenas no outro membro do casal. Assim vocês vão estar demosntrando (muito mais do que apenas falando) para seus filhos o quanto seu relacionamento - e ao mesmo tempo, toda a sua família - são importantes para vocês.

Simony Parrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário