domingo, 4 de novembro de 2012

COMO DEFINIMOS O AMOR AO PRÓXIMO?

 O Senhor Jesus nos ensina uma grande lição sobre o amor ao próximo. De que adianta frequentar a igreja e ostentar o título de cristão, se não amamos o nosso próximo? O amor é a essência da nossa vida espiritual; nossa religiosidade é vã.

O Samaritano esqueceu-se de si mesmo para ajudar o homem ferido. Tudo ficou para trás: a viagem, os negócios, o perigo de assaltantes, só para ajudar aquele homem ferido. Jesus também fez o mesmo por nós. Ele deixou o céu e veio à terra para salvar o que estava perdido, doente e ferido.

 O samaritano não quis saber quem era o necessitado, sua religião, sua nação. Quando temos o amor de Deus servimos bem a todos, sem interesse em qualquer recompensa.

O samaritano foi movido pelo amor ao próximo e fez o seu melhor para um desconhecido, sem se importar com as consequências.

A caridade foi ali dispensada a um desconhecido, e quem a praticou não objetivou recompensa, o que não é muito comum na Terra, onde todos aqueles que praticam atos caridosos, logo pensam nas recompensas futuras, na retribuição na a vida espiritual.

Lucas 10:30  E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. 
(Lucas 10:31) - E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 
(Lucas 10:32) - E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 
(Lucas 10:33) - Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; 
(Lucas 10:34) - E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; 
(Lucas 10:35) - E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 
(Lucas 10:36) - Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 
(Lucas 10:37) - E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário