sexta-feira, 29 de março de 2013

CARIDADE ...



  • Quando praticamos a caridade estamos fazendo caridade a nós mesmos. É uma sensação de paz, harmonia que sentimos. Mas caridade não é só praticarmos o bem para mostrarmos ao mundo o quanto somos caridosos, a caridade começa dentro de nossa casa, com nossa família, respeitando cada um que está perto de nós. 
  • Sermos tolerantes, pacientes, saber ouvir, falar e criticar também. Quando conseguimos fazer isso de coração, sem rancor, ódio, inveja, dentro de nossa casa, estaremos preparados para fazer caridade fora de nosso lar, ou seja estaremos felizes em receber amor, carinho, amizade. Não estaremos doando e sim recebendo. 
  • A partir do momento que somos humildes e aceitamos todos como são, nossa vida melhora e muito. Nós crescemos espiritualmente e sempre continuaremos a crescer. Vamos ser caridosos conosco mesmo. 
  • Vamos aproveitar a oportunidade de amar e sermos amados. Todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, não há necessidade de rivalidade, somos nós que dirigimos nossa vida para evolução maior.
  •  A vida é uma escola e somente através dessa experiência é que determinaremos o que precisa ser transformado em nós. Não pensem tanto em conquistar virtudes. A própria experiência lhes mostrará o que precisa ser mudado e, a partir desse vivenciar, as virtudes se tornarão um adorno que cada um carregará, sem que nem mesmo se aperceba disso.
Não tenhamos medo de nada, a fé que possuímos nos levará ao caminho do bem.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Tempo para Tudo!!!

"Vale a pena levar a vida a sério; tudo se resolve quando se confia no Eterno." Provérbios 16:20 (A Mensagem)
“Como há tempo para tudo, enquanto criança é possível brincar muito. Contudo o viver maduro exige comprometimento. Desta forma, o legado "vida" não foi emprestado para ser uma piada nesta Terra. A vida humana é o objeto que reflete a direção de Deus em todos os aspectos, quando a humanidade,individualmente, se permite a confiar cegamente nAquele que é a Vida.
Levar a vida a sério é comprometer-se com Deus e apresentá-LO para todas as áreas da minha vida- financeira, amorosa, pessoal, social, espiritual, familiar, profissional – e então confiar que em todos os aspectos , Ele cuidará de tudo. Vale a pena levar a vida a sério. A vida humana é um tempo emprestado da vida de Deus. O viver NELE é a garantia de um viver pleno.” 

Ivelise Fonseca.

quarta-feira, 20 de março de 2013

O AMOR DE DEUS!!!

Após se converter, o apóstolo Paulo testifica que mesmo durante aqueles anos cheios de ódio - enquanto estava cheio de preconceitos, matando cegamente os discípulos de Cristo - Deus o amava. O apóstolo registra: "Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). Ele diz basicamente: "Mesmo eu não tendo consciência disso, Deus estava me buscando. Ele continuou me perseguindo em amor, até o dia em que literalmente me fez cair no pó . Esse é o implacável amor de Deus".

O pecado da introspecção...

Mateus 6.22 e 23: 
 22 Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
 23 Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!


1) - O que é pecado da introspecção? Sondagem da alma, introspecção é ir para dentro de si, a própria consciência traz um relato do nosso interior, porem ela pode trazer uma interpretação equivocada.
O que está dentro da alma, magoas, ressentimentos, decepções. é necessário se colocar na presença do Senhor e pedir para sondar o mais profundo da alma e reconhecer que necessita de cura de tudo que oprime e aperta o coração.
O pecado da introspecção administra a alma nos momentos de conflito. "o que eu vejo não é oque eu enxergo"...tudo o que vejo é condizente com a minha alma. "Se um dos meus olhos me faz tropeçar, tenho que lança-lo fora".
Jesus espera que lancemos fora tudo que está nos oprime e entristece a nossa alma, para que ELE possa transforá-la. Isso requer humildade, para lançar fora todo e qualquer lixo emocional.
2) - Na dimensão de sua dor, quando você não souber aonde ir, volte-se para o seu foco, para aquilo que Deus primeiramente o chamou a fazer.

PRINCÍPIOS QUE PODEM FORTALECER O RELACIONAMENTO...



1.      Não veja seu cônjuge como um “messias” que irá resgatar você de todos os seus males e infelicidades.
2.      Assumam o compromisso mútuo de reavivar a chama do casamento (Pv 26.20). “Sem lenha, o fogo se apaga”. Qualquer coisa, quando abandonada, se deteriora, estraga. Para manter o casamento é necessário, todos os dias, “colocar madeira” para que a chama conjugal não se apague.
3.      Importe-se o suficiente para correr o risco de fazer mudanças positivas no seu casamento. Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados.
4.      Construa a compreensão mútua. Procure compreender, para depois ser compreendido.
5.      Fique de olhos meio fechados, seja flexível, você não é perfeito. Não seja perfeccionista. Todo perfeccionista esconde um complexo de inferioridade. Seja exigente consigo mesmo, mas tenha paciência com os outros.
6.      Crie um espaço “neutro”, onde cada cônjuge possa expressar suas divergências e sua raiva, para não guardar ressentimentos.
7.      Respeite a individualidade sem abrir mão da mutualidade. Quando há liberdade com responsabilidade, o amor tende a florescer e a relação também.
8.      Desfrute os aspectos sexuais dados por Deus em seu casamento. Não faça do sexo o centro (“sexolatria”- obsessão) da sua vida conjugal, porém o tenha como uma necessidade básica física e emocional.
9.      Acrescente bastante “óleo do Espírito Santo” em seu casamento. O Espírito Santo é o agente divino que pode fazer o casal crescer a cada dia  na intimidade e comunhão.
10.  Nunca se esqueça que a prestação de contas é uma válvula de escape que não pode faltar. Prestar contas é responder às perguntas daquele(a) que tem o direito, como sócio(a), de examinar, questionar, apreciar e aconselhar.
11.  Edifique sobre as qualidades do cônjuge. Acentue o que é positivo no cônjuge. Pratique ser positivo. Mantenha as coisas na perspectiva certa. O que passou, passou... Olhe para frente...
12.  Mantenha seu senso de humor. Uma boa dose de humor é como lubrificante social dentro do relacionamento de casal e de família.

 Josué Gonçalves

Lembre-se de Quem Você É!

Êxodo 3.1-12
1) - Para lembrar de quem você é! Tem que ir para o deserto, onde Deus quer falar ao seu coração, é no deserto que Deus manifesta o seu poder. Deserto não é lugar de punição, mas é privacidade. Deus quer ter privacidade comigo e com você. É no deserto que encontra Deus. v.1
2) - Para lembrar de quem você é! É preciso saber quem Deus é.
É vida inesgotável. A sarça ardente representa a Sua presença e o seu poder. O poder de Deus foge do natural, por ser um Deus Sobrenatural. É preciso se achegar a DEUS para ver a sua presença. v.1
3) - Para lembrar de quem você é! Lembre-se da Sua Santidade. A Santidade é um condição da vida do cristão, porque Deus é santo. Deus não se relaciona com o pecado e nem onde existe o pecado. Deus quer recomeçar, renovar a Sua relação com a humanidade. v.4
4) - Para lembrar de quem você é! Lembre-se da aliança de Deus. Deus fez um pacto com a Igreja, foi dada uma ordem para a Igreja pelo Senhor Jesus Cristo . Sobre a Igreja existe uma responsabilidade, ainda existe uma missão a ser feita por Deus, pois Ele fez uma aliança. v.6
5) - Para lembrar de quem você é! Lembre-se do amor de Deus. Deus é soberano, tão grande, é amor. Deus tem ouvido o clamor do povo. Ele se importa com a Igreja. Desci para livrá-los .... v.7,8,9. Deus não fez o inferno para o homem, mas para os anjos caídos. Jo 3.16 o amor de Deus vai muito além do entendimento humano. Jesus é a maior demonstração de amor que a raça humana já conheceu. É preciso entender o sacrifício de Jesus. A fé dos filhos de Deus é a eterna e pode dizer: "Diante dos meu problemas existe um Deus."
6) - Para lembrar de quem você é! Lembre-se do chamado de Deus...v.10,11,12 - Deus chamou Moises, porque quer resgatar. Deus quem sou eu? o chamado de Deus não é pelo que eu sou, mas o que Deus é em mim.


Êxodo 3.1-12
 1 São estes, pois, os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito, cada um com a sua respectiva família:
 2 Rúben, Simeão, Levi e Judá;
 3 Issacar, Zebulom e Benja­mim;
 4 Dã, Naftali, Gade e Aser.
 5 Ao todo, os descendentes de Jacó eram setenta[1]; José, po­rém, já estava no Egito.
[1] Os manuscritos do mar Morto e a Septuaginta dizem setenta e cinco. Veja Gn 46.27 e At 7.14.
 6 Ora, morreram José, todos os seus irmãos e toda aquela geração.
 7 Os israelitas, po­rém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país.
 8 Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José.
 9 Disse ele ao seu povo: Vejam! O povo israelita é agora numero­so e mais forte que nós.
 10 Temos que agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam do país.
 11 Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tare­fas pesadas. E assim os israelitas construíram para o faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés.
 12 Todavia, quanto mais eram oprimi­dos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas,

Minha Vida por Cristo...


Quando penso no mundo,
que se desvanece e morre
pela falta de Cristo;
quando penso no caos profundo
em que se despenca
a inquieta e cega humanidade
pela falta de Cristo;
quando me encontro
com a força da juventude
apática e destroçada
na própria primavera da vida
pela falta de Cristo,
não posso sufocar as queixas
de meu coração.
Quisera multiplicar-me, dividir-me,
para escrever, pregar,
ensinar Cristo.
E do espírito mesmo do meu espírito
brota contundente e único grito:
Minha vida por Cristo!

(Papa João Paulo II)

ÁGUIA OU URUBU. QUE TIPO DE CRISTÃO VOCÊ É ?

“Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os URUBUS.”(Mateus 24:28)
URUBU, Esta ave de rapina não tem beleza nem formosura somente rudez.
Normalmente vive entre o lixo e a morte e existe uma forte semelhança com certas pessoas que vivem fora e  dentro  das Igrejas...


Vamos observar: Quatro características que podem ser usadas para identificarmos um cristão urubu, E quatro características de um cristão águia.

1º - O CRISTÃO URUBU, ELE NÃO TEM VISÃO DE VIDA E SIM DE MORTE.
O urubu, em seu voo, observa uma vaca gorda, um bezerro gordo ou qualquer outro animal pastando livremente, sem que isto lhe desperte a atenção, mas se ele visualizar um animal morto, logo é atraído pelo cadáver.
Amados, quantos estão desta forma dentro das Igrejas? Não observam o verdadeiro louvor, a verdadeira adoração, a boa mensagem e sem o devido compromisso, ficam procurando o que está morto, sem vida, que às vezes cheira mal. Não faz nada de edificante, apenas procura defeitos...

2º - O URUBU É PODRE POR DENTRO.
Talvez você não saiba, mas o urubu, para se defender de algum outro animal ou pessoa que se aproxima, provoca um vômito, que lhe é peculiar, com um odor horrível. Chega a ser pior do que a própria comida da qual se alimenta; nem outro urubu se atreve a se aproximar.
São como as pessoas que destilam o mal. Quando abrem a boca, só sai sujeira e é melhor não ficar perto; falam mal da Igreja dos outros, pois só eles e a Igreja deles é certa. E assim caminham os urubus podres por dentro, defendendo sua podridão e destilando o mal. (Mt 15;11) "O que contamina o homem, não é o que entra pela boca e sim o que sai."

3º - URUBU SÓ ANDA COM URUBU.
Eu nunca vi um urubu com outra ave. Embora só viva no meio do bando da mesma espécie, sempre estão brigando, nunca se entendem, sempre se agridem. Repare?!
Dentro das Igrejas, os urubus estão sempre juntos e na primeira oportunidade brigam entre si, falam mal deles próprios...
Se a irmã engordar uns quilinhos, ele diz: - Tá grávida!  Vive procurando brigas, conversa fiada, fofocas...

4º - URUBU NÃO VOA EM LINHA RETA, MAS EM CÍRCULOS.
Você já observou, os urubus, quando estão voando? Eles ficam voando em círculos esperando que as correntes de ar possam trazer DIREÇÃO. Que interessante!
Cristãos que não saem do lugar, também ficam em círculo esperando o cheiro das desgraças alheias, nunca pensam em crescer na vida espiritual queo transformara numa pessoa melhor, e querem que ver as desgraças dos outros, não olham para frente, não têm objetivos, não têm direção.

CARACTERÍSTICAS DA ÁGUIA "Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças. Subirão com asas de ÁGUIA; correrão e não se fadigarão."
 (Is – 40:31)

1º - ÁGUIA DORME ENQUANTO VOA.
A águia alça voos altos e por possuir asas de mais de 3 metros de envergadura, enquanto voa, tem a possibilidade de dormir em segurança.
Este é o cristão que Deus deseja ver; com vôos altos, pensamentos e estratégias que alcancem o Seu Coração. Deus nunca pensa pequeno porque Ele não é um Deus pequeno. Ele é um Deus grande e todo poderoso! Homens e mulheres que descansam nos ventos do Espírito, não se preocupando com os problemas alheios, voam em direção aos dons espirituais e busca as bênçãos espirituais e materiais.
Este é o desejo de Deus!

2º - ÁGUIA, VOA CONTRA A TEMPESTADE.
Quando a águia vê a tempestade se aproximando, ela se apressa em voar ao encontro dela, sem medo e sem receios. Muitas vezes, pelo discernimento que tem, ela sobrevoa a tempestade, ou seja, fica acima da tempestade.
Como é bom ver um cristão que não teme a tempestade!! Seja qual for a luta ele nunca desiste, encara de frente os problemas de cabeça erguida.

3º - ÁGUIA FAZ SEU NINHO EM ALTOS MONTES.
Que ave fantástica; que sabedoria! Ela não provoca vômitos, pois não é podre por dentro, mas sabe o que faz. (Sl 91:9)
Isso mostra sabedoria; construir sonhos onde ninguém pode chegar. O ninho é o lugar onde se deixam os ovos, onde se dorme, onde está a família. O cristão deve construir seus ninhos nos montes santos do Senhor, pois há sabedoria naquele que habita no esconderijo do Altíssimo. Assim como a águia, edificar sua casa sobre rochas, cujas tempestades, não abala.(Mt 7:24 ao 27)

4º - E QUANTO A SUA VISÃO?
A águia possui uma visão que lhe propicia enxergar um rato a aproximadamente 3 mil metros de distância.

Quando você é um Cristão águia você olha pra frente e não pra baixo como urubu. 

 Paulo  relata que prossegue para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.  Filipenses 3:14. Olhe para o alvo que é Cristo Jesus e prossiga em frente. 
Isto que DEUS  espera de você, que você seja um cristão águia, com as características de uma  águia, vivendo como uma águia.

 RENOVAÇÃO é uma das características mais impressionantes que acontece com a ÁGUIA. E exatamente por isso DAVI se expressou assim no Salmos 103:5: “ELE (DEUS) enche minha vida de coisas boas. A minha juventude se renova como as penas da águia”.

QUE POSSAMOS SER PESSOAS RENOVADAS PELO AMOR DE DEUS! E QUE ELE NOS ABENÇOE.

Deus Escolheu Você...

Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas, apenas cuido do gado e faço colheita de figos silvestres. Mas O Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: "Vá, profetize a Israel, o Meu povo" (Amós 7:14 e 15)
Amós era um simples homem do campo cujo nome significa “aquele que suporta o jugo”. Nascido em Tecoa, situada nas colinas de Judá, cerca de 16Km ao Sul de Jerusalém, se torna o primeiro dos assim chamados “profetas escritores” do século VII a.C. Deus o escolheu para anunciar arrependimento a Israel.

A declaração de Amós no versículo que inicia o texto, é uma resposta ao sacerdote de Betel por nome Amazias. Este estava corrompido pelo poder e a serviço do alto clero, confortável em seu ambiente de luxo, o sacerdote viu no boiadeiro um “tropeço”: “Amazias disse a Amós: Vai-te, ó vidente, e foge para a terra de Judá e lá profetizas” Am 7:15. Consciente do seu chamado, da vontade de Deus para o povo e de Sua direção, Amós declara em alto e bom tom que pode não significar muito em aparência ou classe social, mas fora escolhido com a mais nobre de todas as missões. Leigo, humilde, estava a serviço de ninguém menos que o próprio Deus.


Essa narrativa me emociona. Saber que Deus escolhe as coisas loucas, para confundir os que se dizem sábios-I Cor 1:27.
Amós, o boiadeiro estava profetizando a um povo próspero. A época era de grande progresso para Israel que havia conquistado o controle das rotas internacionais do comércio. O rei Jeroboão se deleitava em riquezas enquanto contemplava a nação crescer. Daí chega um “pobre” camponês, dizendo-se mensageiro de Deus, anunciando arrependimento [...] Quem deu crédito? Foi expulso, proibido de freqüentar os pátios da realeza.
Amós é o retrato e relato do que Deus pode fazer através de mim e de você. Empolga-me o fato de saber que Deus nos formou únicos, nunca haverá outro Amós, por bilhões de gerações. Isso é fantástico! Esse mesmo Deus, que fez obra tão grandiosa em Amós, reserva um plano diferenciado para os que O buscam em Espírito e em Verdade. Ele anseia, por usar a mim e a você para transformar esse mundo. Não, você não precisa ser igual, ou mesmo parecido com os famosos ícones do cristianismo. Basta ser você. Amós era Amós. Alguém que cultivava frutas, cuidava de rebanhos e tinha problemas como qualquer pessoa. Ele rejeitou o título de profeta porque o status não lhe valia mais que a missão.

Deus quer você. Como quis os pescadores da Galiléia, Pedro e André. Ele quer o Rei e também o camponês, Ele quer os que a exemplo do profeta Isaías dizem: “Eis-me aqui, envia-me a mim” Is 6:8. Há um chamado para cada um de nós, também dons para o serviço, somos amados e mui aguardados diante do alto e sublime trono de glória, com amor eterno Deus nos diz: Escolhi você.


Autor: Wilma Rejane 

Quem fez e executou tudo isso?

 Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo. - Isaías 41:4

PENSAMENTO:
Deus é o Alfa e o Ômega, o Começo e o Fim. Isso é um grande
conforto para nós. Não temos que escolher servir nenhum outro deus
no curso das nossas vidas. Não precisamos nos preocupar que nosso
Pai talvez nos deixe como presa para outros deuses. Não precisamos
nos preocupar que a Palavra dele se torne obsoleta ou fora de moda.
Ele sempre estará conosco.

ORAÇÃO:
Eterno Pai, Deus de misericórdia e graça, obrigado pela sua
fidelidade. O Senhor foi fiel às suas promessas a Israel. O Senhor
foi fiel às suas promessas ao enviar o Messias. O Senhor é fiel ao
me guiar e direcionar pelo seu Espírito. O Senhor me trará à Sua
presença fielmente na volta do Senhor Jesus. Obrigado por ser
minha Rocha firme e meu Refúgio em tempos tão instáveis,
transientes e volúveis. No nome de Jesus eu oro. Amém.

Orar: Um Relacionamento Pessoal...

Orar implica um relacionamento pessoal.
Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, estabeleceu um fundamento sólido, sem o qual a oração não passa de verbosidade frívola e de desabafo. 
Jesus mostrou que 
orar é estar em comunhão com Deus, o Pai, o Pai que está além de nós. Jesus diz que, em oração, "seremos visto pelo Pai".
Orar é estar sob as vistas de Deus, e cada vez que você estiver consciente que está sob as vistas de Deus, estará orando.
O lugar secreto é o lugar onde Deus não apenas pode nos ver, mas também pode estar conosco.
Quando você se recolhe para orar, não está falando com você mesmo, fazendo um desabafo emocional ou elaborando pensamentos e sentimentos no divã de um deus suposto.
As orações colocam-nos diante de um interlocutor real e interessado em nós.
Quando você está em oração, está se dirigindo a outra pessoa além de você mesmo: está em comunhão com o Pai. 


Abba é o nome cristão para Deus. Quem ora chama Deus de Pai, e somente quem chama Deus de Pai consegue orar. (Vivendo com propósitos - Ed René Kivitz)

Permaneça!

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” II Timóteo 3:14
Depois de descrever os males e as corrupções dos últimos dias, depois de traçar um perfil de tudo o que Timóteo não deveria ser, o Apóstolo Paulo dá-lhe um precioso conselho: PERMANECE naquilo que aprendeste.
Não
 devemos ficar surpresos com tanta maldade no mundo, não estamos neste mundo a lazer, mas, em Guerra. Somos tentados todos os dias a cedermos e abandonarmos o nosso “posto”, sutilmente são sugeridos “pequenos” desvios, somos assediados a não permanecermos naquilo que aprendemos. Como conselho de mãe que fala para não fazermos e nós ficamos “doidos” para desobedecer. E sempre que deixamos de escutar tais instruções o resultado nunca foi bom (fora a surra que a gente levava).
Você foi chamado, mas com toda certeza pode esperar, alguém vai tentar desanimá-lo, alguém vai dizer que o chamado sequer existe, vão dizer que você é bobo e está iludido. Aí lembraremos que precisamos permanecer e principalmente lembrar QUEM nos ensinou. Jesus foi quem nos chamou, é Nele que precisamos estar firme, importa obedecer a quem nos chamou com o propósito de nos tornar vencedores.
Não se escandalize com “conversinhas de corredor”, lutas virão, lembre-se quem te chamou e permaneça escondido Nele que é Rocha Eterna.

Para trás não volto
André Luiz